Oi minhas liiiiiindas! 

Vamos falar de coisa boa? De auto estima e beleza? Eu sei que algumas meninas, assim como eu, estão passando a curtir mais o cabelo da forma que ele é, e por esse motivo vamos falar um pouquinho sobre: transição capilar.


Em primeiro lugar: o que é transição? 
A palavra transição, significa uma passagem, a mudança de estado de uma coisa pra outra. Porém, transição capilar envolve muitas outras coisas. Auto estima, aceitação, emponderamento, cuidado.. uma garota em transição, adquire tudo isso com o tempo. 

Desde muito cedo, a idéia de que o cabelo cacheado ou crespo não é um cabelo bonito ou "bom" como muita gente diz, é imposta pra gente. Por exemplo, eu passei muitos anos da minha curta vida, desperdiçando o meu tempo alisando a raiz do cabelo, pra depois dar escova e chapinha. Resultado? Eu perdia tempo, a cada passada de chapinha pra ver o cabelo ficar liso eu via vários fios de cabelo caindo, meus cabelos quebraram muito, ficava horrível com dois dias, a raiz começava a encrespar em cinco dias, e aí eu caía na chapinha de novo, sem contar que todo dia antes de ir pro colégio eu dava uma repassada de leve (cabelo, desculpa por isso). Mas, isso acontecia porque eu acreditava fielmente que precisava disso, que eu precisava ter um cabelo sem volume, liso, com um franjão liso, igual a todas as outras meninas. Porque na minha cabeça, eu só seria aceita desse jeito, as pessoas só olhariam pra mim de uma forma boa desse jeito, porque o meu cabelo era "ruim" e eu me achava feia. Foram anos sendo escrava de chapinha, e deixa eu te contar: a melhor coisa que eu escolhi foi parar com isso. Eu achava que era um azar não ter nascido com o cabelo liso, "bom", ficava revoltada com a quantidade de volume que tinha na cabeça. Mas hoje, eu tô achando até pouco o volume.. hahahahaha.

Porque o crespo/cacheado causa tanto estranhamento? Porque tem que alisar, amansar, prender? Amiga, deixa eu te contar um segredo: o seu cabelo é lindo do jeito que ele é. Tudo bem, eu sei que você tem todo o direito de fazer o que bem entender com ele, até se quiser raspar a cabeça e sair linda e careca por aí, eu vou achar o máximo. Mas, me faz um favor? Não sai por aí dizendo que o seu cabelo, ou que o cabelo da colega é "ruim", "duro", "bombril", até porque bombril é esponja de aço que eu lavo minhas panelas hahahaha. 

Pensa em uma coisa: cabelo crespo cresce pra cima, tipo coroa de rainha, sabe? Então todas nós somos rainhas. Os nossos cabelos são lindos, versatéis, chamam a atenção por onde passamos. Quando eu resolvi aceitar o volume do meu cabelo, resolvi gostar dele crescendo pra cima, eu me aceitei, eu passei a gostar mais de mim. E vou te contar viu? Eu tô me achando a pessoa mais linda desse mundo. Passar por isso, é um passo firme, a escolha importante de uma direção a seguir, da qual eu não vou aceitar que você retroceda (quem anda pra trás é carangueijo, amiga). Vai ser dificil no ínicio, não vou mentir pra você e dizer que tudo é um conto de fadas, porque não é. Você vai se achar esquisita, vai achar que tá todo mundo te olhando feio, no inicio seu cabelo não vai ficar aquela maravilha toda. Mas uma coisa eu te garanto: vai passar. E quando passar, você vai se sentir linda, maravilhosa. Depois que isso tudo acabar, o orgulho e a confiança em si própria vão se tornar muito presentes na sua vida, você vai se sentir preparada pra tudo, vai saber como lidar e responder cada comentário, cada olhar.. Isso vai causar uma revolução dentro de você, garota. 


Pra mim, o ínicio da consciência do que realmente é ser negro começa por aí, quando você para de se boicotar, e começa a aceitar quem realmente é. Eu não sou moreninha, não queimada de sol, eu sou negra. E tenho orgulho da minha cor, do meu cabelo, do meu nariz, da minha boca. E não vou aceitar que alguém venha me chamar de morena, e perguntar se eu não penso em abaixar meu cabelo. Cara, eu sou linda assim, as pessoas me amam assim, eu me amo assim. Pra quem tá passando por essa transição, como uma amiga eu te digo: pode contar comigo, no final vai valer a pena, pode ter certeza. 


Fiquem com Deus, beijos da tia Lou ♥


Deixe um comentário